A Formação Ativa é uma metodologia de formação inovadora que se caracteriza por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Potencia a construção e desenvolvimento de competências e propõe a transversalidade relativamente às áreas curriculares, na linha das recentes políticas públicas educativas no que respeita à Autonomia e Flexibilidade Curricular e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Uma aprendizagem ativa requer que os estudantes sejam os construtores, em interação social, do seu próprio conhecimento, que atualmente pode ser coadjuvada com a integração das tecnologias digitais no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.
A construção do modelo de Formação Ativa foi suportada numa investigação com o propósito de identificar bases teóricas e práticas que permitam uma inovação das metodologias de ensino e uma aprendizagem ativa e de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na sociedade contemporânea.
As principais metodologias e estratégias abordadas são o Ensino online, incluindo o Flipped classroom, o Trabalho de grupo, o Trabalho de projeto e a Aprendizagem baseada em problemas, com referência importante à Avaliação formativa.
Por fim são apresentadas um conjunto de sugestões e questões práticas para uma efetiva implementação de uma Formação e Aprendizagem Ativa, pois não basta apenas ‘conhecer’, mas também é essencial ‘saber como fazer’, na expetativa que os professores experimentem e possam colocar “mãos à obra”.
Falta-nos tempo para pensar! Sim, tempo para pensar como inovar!
Numa escola… como local de desenvolvimento humano.