Trata-se de um livro que propõe o uso do Cinema como processo didático-pedagógico no ensino superior de Arquivologia. Tem como objetivo abordar as possibilidades da linguagem cinematográfica para o ensino superior de Arquivologia e oferecer exemplos de uso pedagógico de diferentes gêneros de filmes em sala de aula. Tal proposta se mostra muito pertinente devido ao valor das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, em especial o crescente uso do Cinema como processo pedagógico no ensino superior. A incipiente produção bibliográfica nacional e o ineditismo do tema na área de Arquivologia também são motivos para a realização dessa obra, sendo estímulo para o desenvolvimento de pesquisas similares. O tema do livro é inovador porque propõe uma metodologia de descrição, análise fílmica e orientações didáticas baseadas no uso de filmes comerciais, facilmente acessíveis, produzidos por diretores de diferentes nacionalidades, com durações e gêneros diversos, além de temáticas que possibilitam explorar a análise de assuntos da área de Arquivologia tais como as funções e os serviços arquivísticos em diferentes perspectivas. Trata-se, ademais, de proposta de metodologia aberta, experimental e interativa, em que os docentes e demais interessados na área poderão, após a leitura do livro e da aplicação do que é proposto, conectar-se às autoras por meio das redes sociais para compartilhar experiências e sugestões. O livro ainda apresenta, como complemento, receitas cine-arquivísticas, derivadas do processo de concepção do livro, onde saber e sabor se misturam, pedagogicamente, para alimentar o conhecimento de maneira prazerosa e convidativa.