A Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo é composta por livros escritos por professores das Unidades Acadêmicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição.
As obras contemplam as relações e a participação dos cursos dessas unidades no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.
Em comemoração aos 150 anos do Mackenzie, o Centro de Educação, Filosofia e Teologia preparou este volume sobre arte e cultura. Em dimensão ampla, os textos relativos aos eixos temáticos memória, patrimônio e ação discutem as históricas relações entre o Mackenzie e a cidade de São Paulo, desde os tempos do pioneiro College e da expoente paragem entre o litoral e o interior paulista até a contemporaneidade da eminente Universidade e da instigante metrópole.
Em todas as esferas da experiência humana, vividas e protagonizadas em território paulistano, reconhecemos a presença do Mackenzie – e de sua confessionalidade.
No decorrer das contínuas ações colaborativas, cidade e universidade se fundem nos mais diversificados diálogos, e as artes e a cultura parecem ser indissociáveis na passagem da modernidade para a contemporaneidade, da tradição ao pioneirismo – de sentimento empreendedor, visionário, crítico, social e ético.
Universidade e cidade revelam-se, nesta obra, a partir de tramas que reverberam expressões visuais e sonoras ou pensamentos educacionais, filosóficos e teológicos – modelando (e se deixando modelar por) um modo de ser multidimensional, interdisciplinar e sensível.