O livro As Grandes Festas do Brasil, da Editora Europa, revela as festas populares assimiladas ao longo de uma história que envolve, entre outros aspectos, a cultura do povo tido como o mais alegre do mundo. Maior espetáculo da Terra, o Carnaval é o evento que melhor traduz isso ao levar para sambódromos e ruas de Norte a Sul do País a efervescente criatividade de um povo festeiro por natureza.
O mesmo ocorre com as tradicionais festas juninas e suas maneiras divertidas de mostrar a vida na roça. E o folclore brasileiro! Criativo, poético, divertido, dramático, só para citar alguns adjetivos. Ele não seria tão bem contado não fossem as festas que celebram com teatro, canto e dança as tradições e os costumes de cada população.
Há ainda as festas inspiradas em animais. Dos rios da Bacia Amazônica sai o boto para se transformar em homem, encantar mulheres e ganhar uma animada festa na vila de Alter do Chão, às margens do Rio Tapajós, no Pará. Enquanto isso, o boi, trazido às Américas pelos colonizadores europeus, serviu de objeto para as primeiras lendas que originaram os folguedos do boi espalhados pelo Brasil, entre eles boi-bumbá, boi-mamão, bumba meu boi e boi-calemba.
A passagem bíblica que narra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra também ganha suas releituras festivas em todos os cantos do Brasil, assim como a explosão de fé de milhares de pessoas espremidas que saem as ruas de Belém durante o Círio de Nazaré. E ainda há as Cavalhadas de Pirenópolis, o Festival Cururu Siriri de Cuiabá, a Festa Nacional do Pinhão de Lages, a Parada LGBT de São Paulo, as Festas de São Benedito, no interior paulista, e a cada vez mais popular Virada Cultural. Tudo isso com fotos e textos imperdíveis.