O período da pandemia da Covid 19, faz com que, o contexto escolar receba uma atenção maior do que de costume. Infelizmente, esta atenção não foi dedicada, não por bons resultados alcançados pelos estudantes.
Tornou-se flagrante as políticas de gestão da educação no território brasileiro, com uma estrutura sucateada, salas superlotadas, tecnologias insuficientes e tecnicamente defasadas, professores com cargas horárias excessivas, sobrecarregados de aulas e, no limite de sua saúde psíquica que no contexto de uma pandemia, se torna ainda mais precária.
É possível, neste cenário, se ter uma radiografia do quadro educacional, do descaso na atualidade com a educação. Autoridades, “responsáveis” pela gestão educacional estão muito mais preocupadas em aparecer, em “mitar”, do que propor um projeto educacional consistente, inclusivo de largas parcelas excluídas da sociedade brasileira e, que necessitam de serviços públicos de qualidade, entre eles da educação.
Diante deste horizonte, se faz necessário uma reflexão aprofundada, conhecendo como a estrutura está sendo utilizada como máquina de propaganda, e não como geradora de conhecimento. A coragem dos autores em lançarem um olhar atendo sobre a educação, mesmo em um cenário que se aproxima da censura, é uma demonstração de coragem, que deve ser inspiração para todos os que atuam na atividade educacional.
Jairo Demm Junkes.
Doutor em Filosofia. Docente da Rede Pública Estadual
de Santa Catarina e Docente nos Cursos de Filosofia, Ciência Política e Teologia do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi)