O turismo é uma das atividades mais importantes do mundo: envolve milhões de pessoas e vastas somas de dinheiro e gera empregos tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países industrializados. No entanto, muitos de seus aspectos têm sido ignorados. Neste livro, há uma contribuição fundamental, do ponto de vista econômico, para a compreensão do tema. Ao examinarem questões como a demanda turística, o modo como funcionam as empresas de turismo, nos contextos nacionais e globais, e os efeitos do turismo nos locais de destino, os autores explicam como é possível aplicar a esse assunto conceitos e técnicas da economia. Uma atenção especial é dada à importância das falhas de mercado com referência à identificação das implicações ambientais dessa atividade, assim como aos meios para buscar a sustentabilidade do turismo e dos recursos dos quais ele depende. "Aspectos econômicos do turismo" apresenta novas percepções sobre as complexidades da demanda das empresas e dos mercados turísticos, sobre suas interrelações globais e sobre a contribuição fundamental do meio ambiente para as atividades turísticas. Desse modo, oferece uma análise interdisciplinar acessível aos campos entrelaçados do turismo e da economia.