A partir da descrição sobre o assédio escolar (fenômeno também chamado de bullying) e sobre os sujeitos envolvidos no problema, o livro Assédio na escola, das professoras espanholas Mercedes Blanchard Giménez e Estíbaliz Muzás Rubio, apresenta e desenvolve metodologia prática e pontual, com estratégias e propostas efetivas para a ação preventiva e também solucionadora quando o conflito já está instalado, envolvendo pais, educadores e agentes sociais, articulados pela coordenação e orientação escolar. /nO livro não oferece fórmulas, mas atividades e práticas a partir da realidade que ajudarão os professores do Ensino Fundamental II e Médio a enfrentarem o conflito. /nAssédio na escola trata o tema da seguinte forma: inicia apresentando o panorama a partir de dados levantados: o que é, como se manifesta, quem sofre, quem pratica ou quem permite o assédio com uma atitude de observador e o que fazer com as situações de assédio que acontece no âmbito escolar? Traz fontes bibliográficas e páginas da web, para que a discussão e a busca de soluções para o problema possam ocorrer de forma continuada através da troca de vivências./nVale ressaltar que os dados apresentados no original espanhol foram adaptados para os da realidade escolar no Brasil./nA escola não tem somente a função educativa de desenvolver as habilidades e incrementar os conhecimentos dos alunos. Uma das funções da escola é proteger seus alunos e prepará-los para o convívio social respeitoso e flexível, sendo responsável pela educação em valores. /nO assédio é um desafio a ser superado pela família, pela escola, pela sociedade. /n