Este livro apresenta um compilado de artigos acerca dos trabalhos realizados em escola pública do estado do Rio de Janeiro, sobre os temas Astrobiologia/Astronomia. Ao longo de quatro anos foram realizados diversos trabalhos com alunos do Colégio Estadual Canadá na cidade, Nova Friburgo/RJ. Durante esse tempo, avaliamos a importância de trabalhos lúdicos e atividades criativas e inéditas na construção do conhecimento de nossos alunos, e foi através da Astrobiologia que tivemos o maior sucesso. Realizamos diversas atividades, obtivemos excelentes resultados e aprimoramos nossas ferramentas de ensino. Por conta disso, decidimos montar esse livro, a fim de compartilhar com educadores de nosso país, técnicas inovadoras de ensino de Astrobiologia para turmas de ensino médio. São ao todo cinco artigos, começando pelo trabalho "Introduzindo o estudo da astrobiologia em colégio público da rede estadual do rio de janeiro: uma experiência no âmbito proemi (projeto ensino médio inovador)", onde através de uma oficina feita com alunos do 1° ano do ensino médio, obtivemos grandes resultados quantitativos e qualitativos no ensino de astronomia/Astrobiologia. Em seguida, estendemos esse trabalho em turmas de educação de jovens e adultos", onde tivemos a feliz confirmação que independente da idade dos estudantes, a astronomia e astrobiologia continuam sendo um recurso maravilhoso para o ensino. Esses dois trabalhos nos motivaram bastante a continuar nossa caminhada na produção de materiais para o ensino de astrobiologia no ensino médio, sendo assim, elaboramos mais duas atividades: "Utilizando recursos lúdicosno ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do flme avatar" e "Iniciação à Pesquisa no Ensino Médio: um trabalho sobre o sistema estelar Trappist". Por fim, como ainda me encontrava terminando a graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), convidei a professora Adriana para s