A obra apresenta, de forma cuidadosa e acessível, os principais avanços nos cuidados psicoterapêuticos ao autismo. Considerado um distúrbio do desenvolvimento neuropsicológico, o autismo geralmente se manifesta por volta dos três anos de idade, quando a criança passa a apresentar dificuldades marcantes e persistentes na interação social, na comunicação com os outros e no repertório de interesses e de atividades. A pessoa afetada demonstra dificuldade em estabelecer vínculos de amizade, os relacionamentos interpessoais parecem ter pouco ou nenhum significado e o mundo pode lhe parecer ameaçador e hostil.
Estudos vêm demonstrando que não se trata de um distúrbio tão raro quanto antes se pensava, o que levou a uma ampliação das discussões para além dos círculos médicos e familiares. Conhecer melhor o autismo passou a ser uma necessidade de educadores e da sociedade como um todo, pois as descobertas provam que as limitações decorrentes do autismo não só não afetam todas as esferas intelectuais como, ao contrário, há autistas com capacidades excepcionais, que devem ser valorizadas.
Nesse sentido, o autor - um dos maiores estudiosos do assunto - apresenta um quadro bastante completo do autismo, com as últimas descobertas e testes aplicados à diagnose, as possíveis causas e as teorias acerca de aquisição de conhecimento e comunicação em indivíduos autistas. Segundo ele, o envolvimento de especialistas, familiares e educadores e a aplicação de programas de intervenção psicoeducativa leva a resultados muito positivos, promovendo especialmente o autocontrole e a independência.
O livro não pretende esgotar o assunto, mas convidar ao aprofundamento dos estudos e debates, para que se evitem as atitudes fatalistas e se procure lançar um olhar crítico e cuidadoso às provas empíricas, visando sempre ao aprimoramento das capacidades individuais para melhorar a qualidade de vida e a integração social e profissional.