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Sinopse
No âmbito tecnológico, elas se intensificaram de modo que afetaram as formas de viver, trabalhar e se relacionar, pois a humanidade foi inserida em redes de comunicação nas quais as informações circulam de maneira ininterrupta, em tempo real, dando origem à sociedade em rede, como foi pontuado por Manuel Castells (1999), fazendo emergir, como consequência, uma sociedade de cultura hipertecnológica. Isso intensificou, inclusive, a necessidade de mobilidade não apenas física de pessoas e objetos, mas também a informacional, que impulsionou ainda mais a expansão dos suportes tecnológicos (iPod, iPhones, tablets etc.) e, consequentemente, afetou e acelerou os modos de divulgação, apreensão e reprodução dos bens sociais, econômicos, culturais e artísticos em larga escala.
Se, por um lado, essas mudanças estimularam a necessidade de ampliar a mobilidade informacional e impulsionaram a expansão dos suportes tecnológicos, por outro, as práticas artísticas contemporâneas foram também ampliadas de modo a afetarem suas condições de produção e de estética.
No campo literário, o surgimento de sites e plataformas digitais criados para suportes de escrita de ficção na rede, num contexto de cultura participativa entre homens e máquinas, cujos algoritmos tornam-se, cada vez mais, autônomos e capazes de “produzir textos”, contribuiu para dilatar as fronteiras das categorias estéticas do próprio campo e colocar em questão a forma de pensar a própria literatura e seus modos de produção.
Isso nos coloca de volta à pergunta de Foucault “o que é um autor?” ou “o que é um autor no século XXI?”. Talvez tenhamos que reelaborar a concepção de autoria mediante as novas práticas na contemporaneidade.
Diante dessas transformações, é possível dizer que estamos presenciando um momento de pós-autoria?
Na tentativa de responder às indagações cada vez mais pulsantes, o presente livro propõe analisar as transformações que alteraram de modo significativo o funcionamento da autoria, caracterizando um deslocamento na compreensão do papel do autor e considerando as produções contemporâneas, sobretudo das fanfics.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786525035208 |
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Subtítulo | APROPRIAÇÃO E PRÁTICAS COLABORATIVAS EM PLATAFORMAS LITERÁRIAS DIGITAIS |
Pré venda | Não |
Peso | 300g |
Autor para link | NEVES ANDRE DE JESUS |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 23 x 16 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 172 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
Código Interno | 1029020 |
Código de barras | 9786525035208 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | NEVES, ANDRE DE JESUS |
Editora | APPRIS |
Sob encomenda | Não |