O livro Avaliação e intervenção na clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental: a prática ilustrada, nascido da prática clínica e divulgação científica da TCC de seus organizadores em Sergipe e por todo o Brasil, busca instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental à prática clínica atualizada e efetiva. Com rigor e criatividade, teoria e prática encontram-se nesta obra através de relatos de atendimento que aparecem como um passo a passo, de maneira que o leitor possa ter fácil acesso a diferentes formas de manejo clínico embasadas na TCC. Uma avaliação precisa e uma transição coesa desta para uma intervenção eficaz é o que garante a boa prática clínica, e, assim, melhores resultados no processo terapêutico.\r\n\r\nCONHEÇA O SUMÁRIO:\r\n\r\n\r\nCapítulo 1. Terapia Cognitivo-Comportamental: delimitação de um campo de atuação.\r\nCapítulo 2. Avaliação na Psicoterapia: recursos facilitadores.\r\nCapítulo 3. Avaliação na Psicoterapia Infanto-Juvenil.\r\nCapítulo 4. Vieses cognitivos nos Transtornos Mentais: paradigmas experimentais de avaliação.\r\nCapítulo 5. Conceitualização Cognitiva: um exemplo de caso.\r\nCapítulo 6. Mindfulness no contexto das Terapias Cognitivo Comportamentais.\r\nCapítulo 7. Integrando a Terapia Cognitivo Comportamental com a psicofarmacologia.\r\nCapítulo 8. Intervenção em situações de crise: apresentando o modelo de sete estágios de Roberts.\r\nCapítulo 9. Suicídio: identificando e fortalecendo fatores protetivos.\r\nCapítulo 10. Tratamento Cognitivo Comportamental dos Transtornos de Ansiedade: tem que haver diferença entre eles?\r\nCapítulo 11. Terapia Cognitiva Sexual aplicada às disfunções sexuais.\r\nCapítulo 12. Técnicas Cognitivo Comportamentais efetivas em um tratamento de fobia específica a cães.\r\nCapítulo 13. Intervenção em situação de diagnóstico de malformação fetal: contribuindo para fazer a diferença no prognóstico.\r\nCapítulo 14. Formulação e Intervenção em TCC: um caso de conflito conjugal por ausência de assertividade.\r\nCapítulo 15. Ansiedade de desempenho no contexto acadêmico: caracterização e intervenção.\r\nCapítulo 16. Ansiedade Social: intervenção baseada na combinação da ACT com a TCC.\r\nCapítulo 17. A raiva e o Transtorno Explosivo Intermitente - TEI.\r\nCapítulo 18. Terapia Cognitivo Comportamental para dor crônica: relato de caso.\r\nCapítulo 19. A TCC no manejo clínico com pacientes que apresentam obesidade ou dificuldade para emagrecer.\r\nCapítulo 20. Trabalhando Habilidades Sociais com idosos: as possibilidades de viver melhor. \r\nCapítulo 21. Estratégias do ensino e de aprendizagem para a formação de terapeutas cognitivos comportamentais.\r\n \r\n\r\nCONHEÇA OS ORGANIZADORES\r\n\r\nNeuraci Gonçalves de Araújo. (Org.) \r\nPsicóloga pela Universidade Tiradentes/SE. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Sócia e psicóloga do Fluir Espaço Terapêutico e Diretora acadêmica do Instituto Minerva de Educação Avançada (IMEA). Coordena o curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) do IMEA, núcleo da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG/MG. É docente, supervisora de prática clínica e orientadora de pesquisa na pós em TCC. Ministra o módulo de Avaliação em TCC e as Oficinas Terapêuticas com crianças, adolescentes e adultos do referido curso. Membro da Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) (Gestão: 2013-2015; 2015-2017 e 2017-2019), ocupando atualmente o cargo de Secretária. Mentora e organizadora da JoSeTCC (Jornada Sergipana de Terapia Cognitivo-Comportamental), Criadora da Técnica das Palavras e do Imã das Emoções - instrumentos de acesso aos conteúdos internos, facilitadores da verbalização e da identifi cação dos pensamentos, emoções e comportamentos dos clientes. \r\n\r\nJuan Pablo Rubino. (Org.) \r\nPsicólogo pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Tem experiência em Psicologia Clínica, Tratamento de Dependência Química em hospital e CAPS e Treinamento de Habilidades Sociais. É docente, supervisor de prática clínica e orientador de artigo no curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) do Instituto Minerva de Educação Avançada - IMEA/SE, núcleo da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/MG. Sócio e Delegado estadual da FBTC. Ministra os módulos: Habilidades Sociais, Estratégias de Intervenção em Situações de Crise, Introdução aos Princípios da Terapia Comportamental e Ofi cina Clínica em TCC. Atualmente seus interesses incluem as terapias comportamentais da terceira onda. Ministra cursos sobre a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e a Terapia de Aceitação e Comprometimento (ACT). \r\n\r\nMaria Inês Santana de Oliveira. (Org.) \r\nPsicóloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas Inglês pela Universidade Federal de Serg