Questionar sobre os critérios utilizados pelos membros que compõem as Bancas de Avaliação do Ensino Superior no Brasil para a aprovação ou reprovação dos acadêmicos é uma tarefa árdua e delicada, contudo de grande valia. Nesta obra são apresentados alguns casos de alunos que não foram aprovados nas bancas sem saber as reais causas da reprovação, o que revela uma possível falta de critérios transparentes de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil. Oportunamente apresenta-se uma proposta de imparcialidade e transparência para as avaliações das Pré-Bancas, Bancas de Projetos, Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, através do desenvolvimento de formulários para cada um dos elementos exigidos pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - para a elaboração de trabalhos científicos. A obra representa uma chamada à reflexão, direcionada aos docentes do ensino superior para que façam uso do bom senso e da ética profissional quando estiverem na posição sublime de julgadores de trabalhos científicos e do futuro dos pesquisadores. Por outro lado, poderá auxiliar a classe acadêmica a compreender os critérios de avaliação adotados pelos componentes das bancas, facilitando tanto o desenvolvimento do trabalho quanto a defesa.