O carnaval tem suas raízes em um passado distante e foi se transformando até chegar aos nossos dias. De uma festa simples, vai aos poucos ficando complexo com suas alegorias, fantasias, máscaras, adereços, enredos, samba, e hoje apresenta sua face espetacular. Sua importância como festa urbana na atualidade é incontestável, destacando-se no Brasil as Escolas de Samba do Rio de janeiro, detentoras há mais de um século de destaque nas diversas mídias.
Para falar um pouco da história do carnaval,Helenise Guimarães, especialista na área, nos brinda com este livro que vai destacar os profissionais que fazem escola no carnaval carioca. O objetivo principal está em mostrar a trajetória dos decoradores carnavalescos que com criatividade e competência ornamentaram avenidas, ruas, praças e salões de baile, numa tradição que se iniciou em 1928.
A Escola de Belas Artes, instituição com 199 anos, também não foi negligenciada, já que muitos profissionais do carnaval - professores e estudantes - deram vida a um colorido brilhante nos espaços urbanos onde ocorriam os desfiles das variada manifestações: Ranchos, Grandes Sociedades, Blocos e as Escolas de Samba carioca.
O livro de Helenise nos faz mergulhar no mundo mágico das ornamentações e suas temáticas, em que o folclore brasileiro se mescla a imagens de arte contemporânea e a tradicionais imagens europeias como pierrôs e colombinas, criando ano a ano uma nova fantasia para a Cidade Maravilhosa. Em sua pesquisa ela nos apresenta a criatividade e domínio de repertórios, materiais e técnicas destes artistas que nos farão viajar pelas lendas e mistérios de uma aquarela brasileira.
Esta publicação é bem-vinda, principalmente porque este ano o Rio de janeiro faz 450 anos. Helenise destaca a maior festa da cidade que é o carnaval, fechando mais uma lacuna nessa área. Seu texto nos remete a Aquarela Brasileira de autoria de Silas de Oliveira, quando diz em seus belos versos "o Rio de sambas e batucadas, de malandros e mulatos, de