Este livro resulta do encontro de muitas vozes e mãos em torno de um desejo: aprender a olhar e conhecer os bebês com olhos desacostumados. O exercício de pensar, pesquisar, escrever motivou a elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão, em diálogo com escolas de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro. Formação inicial e continuada, entretecendo ensino, extensão e pesquisa, vem conferindo o tom e ritmo do percurso do GERAR. Os bebês foram ocupando espaço e centralidade nas nossas discussões como pessoas deste mundo que partilhamos e, desse modo, nos convidaram a olhá-los e conhecê-los para além do terreno da Educação Infantil. Quem são, onde estão, como e em que condições vivem, de que modo afetam e são afetados pelos diferentes contextos, se constituíram como indagações que têm nos mobilizado ao entretecimento de diferentes áreas e referenciais teórico-metodológicos. Aspectos que coadunam com a esfera política e social que ratifica a construção de paradigmas para as pesquisas advindas do debate social. Nesse sentido, tomar os bebês como categoria de pesquisa responde a demandas políticas, sociais e humanas que visem estabelecer a promoção de visibilidade e direitos para os bebês no cenário amplo da sociedade e das problemáticas nela constantes. Desejamos seguir tecendo essa pequena comunidade interessada e comprometida com os bebês, suas vidas e seus contextos. Que gestos mais solidários, respeitosos e humanizadores sejam o horizonte breve do encontro dos bebês com o mundo, refletindo ações e gestos de mais solidariedade, semelhança, respeito e apoio para que vivam bem o suficiente sua tarefa de ser e existir. Que a luta pelo reconhecimento dos bebês como pessoas de relação seja foco de interesse de toda gente em qualquer canto do mundo.