Maior referência na área, este livro oferece um conteúdo de alto nível científico a estudantes e profissionais da Saúde que buscam a qualidade como referencial e acreditam na Biossegurança e no Controle de Riscos e de Infecções como elementos de mudanças nos serviços de saúde.
A pandemia do novo coronavírus – COVID-19 – alertou o mundo sobre a relevância da Biossegurança. Não inerente à vida hospitalar de modo exclusivo, passamos a revisitar diversos critérios e maneiras para evitar a disseminação de doenças no cotidiano das pessoas. É um tema bastante relevante na área da Saúde, podendo ser definido como um conjunto de medidas que busca mitigar os riscos inerentes a determinada atividade. Um assunto cada dia mais atual que deve ser incluído na pauta dos diretores de hospitais e clínicas, pois está relacionado à rotina hospitalar centrada no paciente.
Com atuação em diversas áreas, a Biossegurança fomenta práticas que ajudam no controle de ameaças invisíveis, que são um desafio diário, sobretudo por grandes transformações do segmento da Saúde pós-pandemia. Como um importante pilar para serviços certificados, a Biossegurança busca transformar o ambiente hospitalar, entregando mais segurança para o médico, sua equipe e seu paciente, sendo necessário o investimento em tecnologia da saúde para auxiliar em toda a gestão do estabelecimento.
Como uma nova edição se fez necessária, a Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, zelando pela qualidade e pela modernização dos conceitos apresentados, nos presenteia com uma leitura rica e atualizada.