A estimulação visual da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, é fundamental, porque é justamente durante o primeiro ano que ocorrem as maiores e mais rápidas transformações no desenvolvimento desse sentido. Isso porque os ajustes finos processam-se em etapas subsequentes e podem evoluir até por volta dos 8 ou 9 anos de idade, completando-se o desenvolvimento da capacidade visual. Pensando nisso, o livro BRINCADEIRAS PARA CRIANçAS COM DEFICIêNCIA VISUAL: DO NASCIMENTO AOS 6 ANOS contempla todo um programa de estimulação e adaptação de brinquedos para esse público.Sua originalidade está na utilização dos brinquedos comuns à fase dos seis primeiros anos, mas que são adaptados às dificuldades visuais e aos atrasos motores por outras crianças com deficiência visual. A obra é voltada aos diferentes profissionais interessados e envolvidos com a temática, como educadores, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros e, também, aos pais e demais cuidadores dessas crianças com deficiência visual, que necessitam de estimulação. Enfim, àqueles envolvidos no processo de inclusão educacional, começando em crianças desde sua primeira idade, ponderando-se que é nesse período de vida que as condições visuais são favoráveis a transformações, facilitando sobremaneira progressos, especialmente quando a intervenção é lúdica.