Sumário -
Apresentação Eraldo Leme Batista e Paulino José Orso;
Capítulo I: O trabalho precario no metabolismo social do capital na época neoliberal - Adrián Sotelo Valencia;
Capítulo II: La autogestión del trabajo: un debate político y teórico desde la experiencia de las empresas recuperadas - Andrés Ruggeri;
Capítulo III: Lógicas de imposición del capital en grandes corporaciones. Disputas en torno a la negociación y la subjetivación laboral - Juan Montes Cató e Claudia Figari;
Capítulo IV: A proletarização dos trabalhadores intelectuais e a consolidação de uma superpopulação relativa como expressões do desenvolvimento capitalista: o caso argentino - Ricardo Donaire;
Capítulo V: Reforma do estado e mercantilização do ensino superior no brasil dos governos FHC e Lula (1995-2010) - Fábio Mansano de Mello e José Rubens Mascarenhas de Almeida;
Capítulo VI: Notas esparsas e preliminares sobre a história do Sinpro-SP nos marcos da expansão do ensino privado durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) - Carlos Bauer e Hélida Lança;
Capítulo VII: A agenda educacional do capital na autocracia burguesa e alguns apontamentos sobre as alternativas - Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta e Bruno Gawryszewski;
Capítulo VIII: Produção destrutiva, agroecologia e ensino médio integrado ao médio do Movimento Sem Terra - Henrique Tahan Novaes;
Capítulo IX: Trabalho-educação, economia e cultura em comunidades tradicionais: entre a reprodução ampliada da vida e a reprodução ampliada do capital - Ana Elizabeth Santos Alves e Lia Tiriba
Capítulo X: A produção associada camponesa e sua inerente produção de saberes: por uma educação popular, de classe e socialista - Edson Caetano e Cristiano Apolucena Cabral;
Capítulo XI: Educação e lutas de classes: concepções e propostas pedagógicas - Paulino José Orso.