Crise no mercado imobiliário norte-americano, revolução islâmica no Oriente Médio, aumento dos gastos com subsídios aos agricultores europeus. Esses e outros fenômenos podem afetar o bolso de todo e qualquer cidadão do planeta no início do século XXI. Professor da Universidade Harvard, Jeffry Frieden nos faz entender o porquê, ao analisar de forma completa e acessível
a história econômica do século XX.
Explorando os cinco continentes, Frieden percorre a “Era de ouro” da globalização, o seu colapso durante as duas guerras mundiais e o caminho de volta à integração internacional dos mercados. Analisa também casos específicos, como os sucessos de Japão, Coréia do Sul e China, que cresceram integrados à economia internacional, e os insucessos dos países africanos.
O leitor brasileiro encontrará em Capitalismo global análises sobre a situação nacional, como os avanços do Brasil a partir do Plano Real e a decisão do país de participar mais ativamente da economia mundial.
“Frieden possui um jeito sensacional de misturar política e economia, o micro e o macro, passado e presente, em uma narrativa acessível, equilibrada e objetiva.”
The Washington Post
“O leitor termina esta obra não só impressionado com a capacidade analítica e o conhecimento do autor, mas também abalado com as perspectivas que se apresentam. O mérito de Capitalismo global é o de nos lembrar que o nosso sistema de intercâmbio econômico apresenta tanto perigos como amplos benefícios.”
Paul Kennedy, Universidade Yale
“Jeffry Frieden fez o impossível, ao escrever uma história da economia mundial no século XX que é empolgante, coerente e de fácil digestão. Pode não ser a última palavra sobre o assunto, mas para uma geração de leitores será obviamente o primeiro passo.”
Barry Eichengreen, Universidade da Califórnia, Berkeley