O solo é um componente natural de grande importância para o meio ambiente. Conhecê-lo é fundamental para garantir a sua sustentabilidade. Entretanto, o solo muitas vezes tem um papel de pouca relevância na prática escolar e os livros didáticos nem sempre conseguem despertar nos alunos o interesse para aprender sobre essa temática. Esta cartilha é produto de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em escolas da Zona Rural de Manaus no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O objetivo desta obra é proporcionar um processo significativo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos sobre o solo, essencial para a existência da vida. Buscou-se contextualizar a realidade local, de modo a propiciar a reflexão e discussão sobre a necessidade do uso e ocupação sustentável dos solos da região amazônica. Assim, uma maior inserção do solo no cotidiano escolar pode proporcionar um aumento progressivo de conscientização e sensibilização, gerando mudanças de valores e atitudes, que por sua vez, contribuam para uma valorização crescente do solo e consequentemente sua conservação. Está organizada em seis capítulos onde o personagem central da narração (Pedro Henrique), compartilha como o leitor, os conhecimentos construídos sobre solos. Que esta cartilha possa auxiliar o processo educativo de solos nas escolas de Manaus, contribuindo para que o leitor conheça, reflita e valorize cada vez mais o solo, tornando-se um disseminador de práticas que resultem em sua sustentabilidade.