A obra Casos Clínicos Interprofissionais: da teoria à prática traz de uma maneira simples e didática a abordagem interprofissional frente aos grupos e suas diversas patologias, presentes no dia a dia dos Profissionais de Saúde.
Sendo uma forma de atuação cooperativa, a interprofissionalidade proporciona ao paciente uma ótima assistência advinda do ganho de conhecimento proporcionado pela fragmentação de saberes, sem limitar a assistência do cuidado. .
Os casos são antecedidos por uma base teórica sobre a problemática do paciente e são organizados de forma a orientar o leitor a desenvolver e criar o próprio raciocínio, a partir de uma abordagem centrada no paciente.
É possível vivenciar os casos pela leitura deste livro, pois é contada a história clínica como se o paciente estivesse sendo atendido por você, facilitando a consolidação do conhecimento por meio de Casos Clínicos Interprofissionais.
O time da obra é formado por profissionais das mais diversas áreas da saúde (Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Odontólogos, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Agentes Comunitários de Saúde, Psicólogos, Farmacêuticos e Assistentes Sociais) que abordam o cuidado na forma mais ampliada em 17 capítulos divididos da seguinte forma:
Introdução A Interprofissionalidade;
A Formação Interprofissional nos Cursos de Saúde;
Abordagem Interprofissional de Doentes Crônicos;
Atenção Interprofissional na Saúde da Mulher;
Saúde do Homem no Contexto Interdisciplinar: Aspectos Históricos e Culturais;
Atenção Interprofissional ma Saúde Mental;
Abordagem Interprofissional na Saúde do Paciente Pediátrico;
Abordagem Interprofissional na Saúde do Paciente Adolescente;
Abordagem Interprofissional na Saúde do Paciente Idoso;
Interprofissionalidade na Visita Domiciliar da Atenção Primária à Saúde;
Pré-Natal Interprofissional na Atenção Primária à Saúde;
A Interprofissionalidade na Atenção Secundária à Saúde;
Abordagem Interprofissional d