Com o livro "A cenografia de Tomás Santa Rosa: espaço e modernidade, a arquiteta, urbanista e doutora em Artes Cênicas, Niuxa Dias Drago, traz ao público uma relevante contribuição aos estudos sobre a história da cultura no Brasil, no segmento das Artes Cênicas. Ao fazê-lo, colabora também para revelar um período em que a cidade do Rio de Janeiro - local em que foram realizadas as principais obras do cenógrafo - era o centro em efervescência das inovações em muitos campos do conhecimnto e, em especial, das artes.O livro de Niuxa Drago vem contribuir para revelar aspectos até então não discutidos da obra de Santa Rosa - que a pesquisadora reuniu e confrontou a partir de diversas fontes documentais, entre elas fotografias de cena, depoimentos, críticas dos espetáculos, textos do autor e sobre ele, além de reportagens jornalísticas de época. [...] Para atestar que Santa Rosa era o mais profundo conhecedor das teorias teatrais e da cenografia internacional, fato que o levou a criar uma obra cenográfica e da cena teatral no mundo e no Brasil ao longo da metade do século XX [...] e discute fundamentos das vanguardas artísticas europeias e principios que pautaram o Movimento Moderno no Brasil - inclusive na arquitetura - e que teriam inspirado o cenógrafo. [...] Niuxa elabora a sinopse comentada de cenografias de Santa Rosa executadas para diferentes companhias ou grupos, sistematizando-as segundo as estruturas físicas dos cenários. [...] Lidando com um "conteúdo frágil das descrições e análises cenográficas", nas críticas e outros documentos consultados [...] a autora adotou o método "ícono-semiológico" [...] para analisar os diferentes signos contidos nas mensagens das imagens teatrais.Para além dos estudiosos, estou certa de que interessará ao público em geral, pela riqueza da produção do cenógrafo e pelas ricas referências colhidas na imprensa sobre o processo de formação sobre o processo de formação de uma história cultural relevante para a cidade do Rio de Janeiro entre 1940 - 1950.Evelyn Furquim Werneck Lima.