Você sabia que a escolarização obrigatória foi implantada nos EUA como resultado de uma política estatal de controle e uniformização da população? Que a sua implementação foi feita apesar da discordância dos cidadãos e de todos os estados americanos? — em alguns casos, houve até disputa armada. A escola compulsória não veio como resultado de um debate, muito menos de um consenso entre o povo e o governo, mas de uma imposição do Estado, que para isso tinha motivos de sobra — todos políticos, nenhum educativo. Logo despencaram todos os índices de alfabetização do país.
Depois de mais de um século padecendo os malefícios de um sistema imposto, que já deu todas as provas possíveis de sua ineficácia, John Taylor Gatto decidiu abrir o debate, alugando para uma “convenção popular” (com dinheiro do próprio bolso) um dos auditórios mais famosos de Manhattan, e convidando diversos educadores para falar, cada um desde o seu ponto de vista, sobre o problema da escola obrigatória e as alternativas existentes — dentro e fora das escolas. Nenhum jornal cobriu o evento, embora todos tenham sido avisados, mas mesmo assim foi um grande sucesso: ele provou que o público geral pode e deve participar das discussões sobre educação, e reivindicar o seu direito inalienável de educar livremente.