O livro é resultado de uma pesquisa que trata da política curricular da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro durante o governo de Sérgio Cabral, de 2010 a 2014. O foco foi analisar como se deu o processo de elaboração da prescrição do Currículo Mínimo da Educação Física, publicado em 2012, e como tal proposta foi recebida e percebida pelos docentes que atuavam nas unidades escolares na época. Alvaro Millen se apoiou na noção de ciclo de políticas de Stephen Ball para observar os processos de elaboração das prescrições pelos especialistas e de recepção de tais prescrições pelos docentes. O ciclo de políticas serviu como estrutura metodológica para ler as interações e as influências de diferentes naturezas que dão suporte para pensar o currículo como produto que conecta: micropolíticas educacionais e econômicas; interesses de grupos políticos e acadêmicos especialistas; docentes, alunos e demais membros da comunidade preocupada ou ocupada com a educação das novas gerações. A perspectiva do autor foi romper com a lógica top down, que observa os efeitos e dissonâncias dos currículos prescritos na prática docente, e também com as lógicas que desvalorizam a dimensão prescritiva do currículo, para se concentrar exclusivamente no currículo vivido na prática escolar.