Ao contemplar o conjunto de imagens reunidas na presente publicação, e ao analisar, uma a uma, as fotografias elaboradas por Leonardo Finotti, o leitor poderá lembrar de origamis japoneses. Mesmo com materialidades tão distintas, é possível compreender tal obra fotográfica como a arte tradicional de dobrar papel e criar peças únicas. Assim, como um mestre, Finotti reúne 127 imagens de cidades Brasileiras. A palavra "reunião" talvez não seja a mais adequada, pois não é capaz de expressar a totalidade do processo de trabalho da qual decorre. De um universo de imagens possíveis, o artista pinça aquelas capazes de corresponderem à narrativa desejada (ou criada). O conceito da série, da mostra, da exposição ou do livro, criteriosamente, conduz a seleção das fotografias. No caso - para explorar as condições espaciais dos conjuntos urbanos brasileiros - interessou a expressividade e a qualidade das imagens captadas, o testemunho da situação contemporânea, a diversidade temática e a abrangência territorial. Na sequência, e a partir de uma ordem previamente estabelecida, cada imagem foi disposta em página dupla (quase "sangrando" a extensão da área impressa, mas delimitadas por margens brancas). A solução gráfica adotada gera o falso origami. Como se, ao contrário da tradição japonesa, as fotos se desdobrassem em duas ou três outras. Ou mesmo se dialogassem com as fotografias anteriores ou posteriores. Por fim, revela-se um encantador registro do Brasil e de suas metrópoles, cidades, vilarejos, lugares e edifícios. Ao todo, Leonardo Finotti nos oferece - com imagens captadas em 50 municípios de 20 estados brasileiros - um retrato do Brasil. O garimpo de um mestre.