Minha sacola

    CIDADES CRIATIVAS

    Favoritar
    Ref:
    830005

    Por: R$ 61,25

    Preço a vista: R$ 61,25

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Para que se estimulem oportunidades ou se resolvam problemas urbanos em uma cidade criativa, faz-se necessária não somente uma infraestrutura bruta de equipamentos culturais e um sistema eficiente de transporte e saneamento básico, mas uma infraestrutura branda que inclua uma força de trabalho capacitada Introdução 7 e flexível; pensadores, criadores e implementadores dinâmicos; e infraestrutura intelectual ampla formal e informal (CHANTELOT et al., 2011, p. 7-9). A construção de cidades criativas envolve o direcionamento de recursos para obras estratégicas e a coordenação de esforços entre diferentes níveis de governo para captar recursos, estimular a participação pública, integrar a população ao mercado de trabalho e incentivar a criação e o fortalecimento dos negócios locais. Dentre as principais iniciativas voltadas para tal construção, cabe destacar a criação de incubadoras e aceleradoras de empresas, o estímulo à constituição de distritos e bairros criativos, a realização de feiras e exposições para dinamizar o comércio local, a manutenção da infraestrutura adequada para a produção e a comercialização de bens, a implementação de programas de educação empreendedora, o incentivo à inovação nas empresas, a facilitação do acesso à tecnologia, o desenvolvimento de sistemas de crédito acessíveis e eficientes e a desburocratização (LOPES e AMARAL, 2008, p. 33-37). Mostram-se também fundamentais à construção das cidades criativas a definição de parcerias e a governança com engajamento comunitário. A mola propulsora dessas transformações pode estar na desindustrialização da cidade, na busca de maior mobilidade turística, na necessidade de ressignificação de espaços ou mesmo na valorização da cultura como setor econômico e condição imprescindível para a formação de ambientes criativos (REIS, 2011, p. 10-13). Competições esportivas internacionais ou eventos culturais de grande porte também podem ser utilizados para justificar o desenvolvimento de políticas e projetos de transformação em cidades criativas (MOURA, 2007, p. 349).

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788576505563
    SubtítuloASPECTOS SETORIAIS E TERRITORIAIS
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso228g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas204
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2017
    Código Interno830005
    Código de barras9788576505563
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraE-PAPERS **
    Sob encomendaNão
    OrganizadorJESUS, DIEGO SANTOS VIEIRA DE | FIGUEIREDO, JOAO LUIZ DE

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar