A memo´ria se inscreve neste livro como um caleidosco´pio. Seus fragmentos temporais, advindos de diferentes passados e em coexiste^ncia com o presente, subvertem a sucessividade cronolo´gica e instauram no contempora^neo uma multiplicidade em movimento. Trata-se de uma memo´ria viva, que, atrave´s de um instigante jogo entre o arquivo e a invenc¸a~o, e´ tomada pelo estudioso Wilson Oliveira Filho como uma das linhas de forc¸a do live cinema — essa arte hi´brida e performa´tica do audiovisual, capaz de costurar, ao vivo, o cinema das origens com uma pluralidade de sons, imagens e conceitos das tecnologias do agora. Uma constelac¸a~o de cineastas e artistas audiovisuais de diferentes pai´ses e contextos e´ percorrida de forma prisma´tica ao longo das pa´ginas. A isto, soma-se uma sondagem multifacetada das camadas e texturas de diferentes filmes, performances e outras manifestac¸o~es arti´sticas. Colecionismo e imagina´rio tecnolo´gico, cinema da memo´ria e memo´ria do cinema, homenagem e experimentac¸a~o, tudo isso se articula no livro, de modo a evidenciar que, a cada instante, nasce um passado em meio a`s transformac¸o~es do tempo. Nesse sentido, o pro´prio termo "contempora^neo" se da´ a ver tambe´m como colagem e montagem. Com um referencial teo´rico variado e consistente, o autor incursiona tanto na histo´ria do cinema quanto nas pra´ticas hi´bridas do cena´rio interarti´stico atual, reconfigurando os novos paradigmas audiovisuais a` luz do que, no caleidosco´pio da memo´ria, se apresenta como exerci´cios ousados de imaginac¸a~o.