Minha sacola

    CINEMA NEGRO BRASILEIRO

    Favoritar
    Ref:
    1002343

    Por: R$ 89,90

    Preço a vista: R$ 89,90

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    A coletânea
    Cinema negro brasileiro
    , organizada por
    Noel Carvalho
    , traz um debate central da contemporaneidade para o campo do cinema brasileiro.A coletânea Cinema negro brasileiro, organizada por Noel Carvalho, traz um debate central da contemporaneidade para o campo do cinema brasileiro.


    As alteridades sociais, de etnia ou gênero, compõem o espaço a que alguns se referem como identitário. Misturam-se, no caso brasileiro, a demandas sociais diversas que afligem não só as minorias, mas a imensa maioria da população.
    Questões envolvendo a representação da população negra ocupam um espaço em nossa filmografia até agora ignorado. Manifestam-se, em seu modo reacionário (o racismo) ou progressista, desde os primórdios de nosso cinema, atravessando o período mudo, o início do falado, a obra de nosso principal diretor da primeira metade do século, Humberto Mauro. Atingem, em suas distintas manifestações, o deboche e a ironia da chanchada, a preconceituosa pornochanchada, a produção folclórica dos grandes estúdios paulistas, o chamado cinema independente dos anos 1950. Eclodem, de modo mais afirmativo, na descoberta pioneira do empoderamento negro por Glauber, Cacá, Nelson e o Cinema Novo como um todo. Surgem nos filmes da retomada no fim de século e depois na explosão da produção que traz a experiência do racismo como fala própria, do lado de lá, no cinema mais jovem da segunda década do novo milênio. A vivência do preconceito e do racismo está nas imagens das produtoras alternativas digitais que emergiram com as grandes manifestações de meados dos anos 2010.

    Cinema negro brasileiro
    mostra um caleidoscópio do conjunto dessa posição, inaugurando um novo recorte na tradicional linha diacrônica da historiografia tradicional. Constrói uma espécie de âncora alternativa, dialogando de modo dinâmico com o cânone da história do cinema fundado no século passado, sem escorregar na ameba midiática. Questiona, assim, uma visão antes mais homogênea e unitária da identidade popular e sua consciência. Aparece então a fissura da fissura, a irremediável decalagem exposta como fratura, na qual incidem as questões enfrentadas frontalmente pelo livro. O levantamento de imagens e narrativas esquecidas, ou pouco valorizadas, aponta para um iceberg em que a sensibilidade contemporânea dá forma a evidências antes ocultas em sua dimensão.

    Fernão Pessoa Ramos

    Coordenador da Coleção Campo Imagético

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786556501345
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Biografia do autorNoel dos Santos Carvalho (org.), doutor em Sociologia pela USP, é professor de Cinema no Instituto de Artes da Unicamp. Realiza pesquisas no campo da sociologia do cinema. Nos anos 1990, integrou o grupo de cineastas que criou o manifesto Dogma Feijoada – Gênese do Cinema Negro Brasileiro.
    Peso430g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas288
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1002343
    Código de barras9786556501345
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraPAPIRUS
    Sob encomendaNão
    OrganizadorCARVALHO, NOEL DOS SANTOS
    Co-autorMENDES DA SILVA, CAROLINNE | CÉ DE OLIVEIRA, CLARISSA | MATOS, CRISTINA | PENHA DE SOUZA, EDILEUZA

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar