O livro, com 145 imagens dos móveis da artista carioca, faz uma análise da contribuição que suas obras trazem para o design nacional, a partir do estudo de suas peças mais representativas. Nelas, Claudia harmoniza a racionalidade das suas linhas como calor subjetivo das madeiras brasileiras. As fotos de peças como os bancos Dueto (1991), Iracema (1993) e Jangada (2000), a mesa Fresta (2001) e a cadeira Quase Mínima (2004), são assinadas por profissionais como Andrés Otero, Claudia Jaguaribe, Cristiano Mascaro, Romulo Fialdini e Tuca Reinés. A publicação traz ainda desenhos da própria Claudia, que ajudam a desvendar o seu processo criativo.O texto da jornalista e curadora especializada em design Adélia Borges reconstitui as brasileiríssimas influências da designer. Para ela, trata-se de um "trabalho silencioso, cujas qualidades de constância e densidade o tempo só nos ajuda a melhor usufruir". O prefácio de Sergio Rodrigues, outro grande nome do mobiliário brasileiro, define a obra deClaudia como autêntico design com cara de Brasil. Em seu texto, ele afirma que, "sem receio nenhum de exagero na comparação, colocaria sua sensibilidade, cultura, criatividade e ojeriza a tendências e modismos ao nível das grandes damas do design mundial".