Não se esqueça que as pessoas mudam quando se comprometem, e não porque alguém critica. A vida é uma só e não devemos nos permitir ficar tristes, ou deixar e viver intensamente. Lembre-se: não importa o que aconteça, nunca perca a esperança, pois na vida tudo passa. No budismo, essa filosofia é chamada de impermanência, e pode ser melhor compreendida, a partir da leitura do conto a seguir.
Um dia, pressentindo a chegada da morte, o ri chamou seu único filho, sucessor do trono, tirou um anel do dedo e entregou-lhe, dizendo: – Neste anel há uma inscrição. Quando viveres situações extremas de glória ou de dor, retira-o lê o que está escrito. Passado algum tempo, conflitos com um reino vizinho culminaram nema terrível guerra.
À frente do seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, seus companheiros lutaram bravamente. Mortos, feridos, tristeza e dor. O rei se lembra do anel. Tira-o do dedo e lê a inscrição: “Isto passará”.
Ele continuou na luta. Perdeu algumas batalhas, venceu outras tantas e, ao final, saiu vitorioso. Retorna então, a seu reino e, coberto de glória, entra em triunfo na cidade. O povo o aclama. Chama-o de herói. Neste momento, ele se lembra de seu velho e sábio pai. Tira o anel e lê: “Isto passará”.