Junto com a ardente devoção pela pessoa de São Josemaria Escrivá, não para de crescer, entre o público dos cinco continentes, o desejo de conhecer mais a fundo a sua vida. Não à toa, a todo momento vêm a público diversas obras sobre a sua figura e seu legado.
Não obstante a profusão de publicações, este trabalho elaborado por Vázquez de Prada continua a ser tido como a biografia definitiva de São Josemaria Escrivá, seja pela extensão, seja pelo método, seja, ainda, por revelar-nos dados extraídos de fontes até então reservadas aos processos de beatificação e canonização.
Neste primeiro volume, comovemo-nos com a personalidade do pequeno Josemaria, com as dificuldades e alegrias de sua infância e com a sensibilidade que aos poucos se lhe vai aflorando para as coisas do alto e que o prepara para a grande obra que Deus lhe confia: a de difundir a mensagem da vocação universal à santidade, da santificação por meio dos afazeres cotidianos do cristão e da filiação divina como alicerce da vida interior.
*
O segundo volume da grande biografia de São Vázquez de Prada Josemaria Escrivá continua a revelar o denodo com que Vázquez de Prada se dedicou à sua pesquisa biográfica, construída escrupulosamente sobre uma ampla gama de testemunhos, cartas e documentos.
Aqui, contemplamos os fatos que se desdobraram de 1936 a 1946 na vida de Josemaria, todos cruciais para a história do Opus Dei e seu Fundador. Nesse período, não apenas eclode a cruel Guerra Civil espanhola, que obriga muitos membros da Obra a se separarem fisicamente, mas também começam a se desenhar as primeiras dificuldades e os primeiros esforços no âmbito da difusão da mensagem de São Josemaria.
Trata-se, por isso mesmo, de um volume inspirador, que revela como Deus continua a confiar nos seus filhos e como não abandona, mesmo nos momentos de grandes cruzes e contrariedades, os que desejam se entregar a Ele de coração aberto, a exemplo de Josemaria Escrivá e seus primeiros filhos no Opus Dei.
*
É prodigioso e comovente ver uma alma sinceramente despojada e um coração palpitante de impaciência por rematar uma obra inspirada por Deus. É o que contemplamos com clareza emocionante neste terceiro volume de O fundador do Opus Dei.
Nele, conhecemos melhor os anos romanos de São Josemaria, a rápida expansão do Opus Dei pelo mundo, a relação do Fundador e da Obra com o Concílio Vaticano II, o sofrimento do “santo do cotidiano” com a crise pós-conciliar e os momentos que precederam a sua morte. Como não poderia deixar de ser, a riqueza de seu legado também vem à tona com dados e informações por muitos desconhecidos – um legado do qual centenas de milhares de pessoas se nutrem espiritualmente até hoje.