O objetivo de Como Nasceu a Ciência Moderna é o de narrar a história circunstanciada de sua fundação na aurora da Modernidade e elucidar seu programa epistemológico de pensar e poder. O que vai caracterizá-la é seu desejo de conhecer, quer dizer, apropriar-se, explorar, manipular e dominar. No exame de suas circunstâncias, duas teses prevaleceram: 1) o saber e o poder andam juntos; 2) a ciência torna o homem mestre e possuidor da natureza de poder ou desejo de submeter, dominar e manipular em nome do Saber, independentemente de toda autoridade, a partir apenas de conhecimentos fundados na Razão e na Experiência suscetíveis de constituir uma verdadeira apropriação do mundo adaptada a certo modo de vida, a certa organização coletiva e a certos valores socioculturais. Por isso, se o trabalho do filósofo não é o de justificar ou legitimar o que sabemos, mas o de promover a crítica do pensamento sobre ele mesmo, precisamos fazer de nossa investigação sobre Como Nasceu a Ciência Moderna um empreendimento que nos leve a saber como e até onde devemos pensar de outra forma.