O designer trabalha a nível pluri e multidisciplinar integrando métodos, teorias de diversas disciplinas. Durante um projeto de design, os métodos de projeto advindos de diversas áreas do saber tentam exteriorizar o pensamento da equipe de projeto. Esta exteriorização é um auxiliar significativo quando se trabalham problemas complexos, já que proporcionam meios pelos quais todos os participantes da equipe possam visualizar o andamento do projeto e contribuir de forma objetiva no processo. Dessa forma, este livro foi pensado e elaborado para alunos e professores de design de produtos, trata-se de um guia de técnicas e ferramentas de projeto que visa ser um auxílio no desenvolvimento de projetos. Está configurado com explicações de 40 métodos de projeto por meio de textos, infográficos e exemplos como um conjunto de práticas organizadas não apenas para transmitir informações sobre métodos de projeto, mas para ensinar a aplicar os mesmos de forma eficiente nas diversas fases projetuais. Dessa forma, é um material adequado para Planejar, Analisar, Sintetizar e Criar, atividades que são articuladas nos eventos que caracterizam o processo de design. A leitura deste livro não precisa ser do começo ao fim; configurado como um guia, pode e deve ser consultado a qualquer momento. É um material didático e, como tal, tem propósitos de ensino, aprendizagem para ser utilizada nas disciplinas de Projeto de Produto e Metodologia de Projeto nos cursos de design. O material apresentado fornece conhecimentos de métodos de projeto para o design de produtos. Cada método é apresentado em forma de infográfico de modo didático, claro e intuitivo, também são propostos exemplos que foram realizados em sala de aula em cursos de design.