Há cinco anos atrás poucas eram as pessoas que já tinham ouvido falar na Internet e muito menos as que sabiam como era ou que a utilizavam com regularidade. No entanto, a Internet está hoje a transformar a forma como as pessoas procuram factos, fazem compras, trabalham, se divertem e comunicam entre si. Incluída nessa transformação está a forma como se pode ensinar e aprender. Este livro mostra ao tutor, formador, mestre ou professor as vantagens do sistema levando-o a participar nos processos de mudança. De autoria de Julia Duggleby, este livro surgiu da sua experiEncia tanto de estudante como de tutora no curso de muito sucesso realizado pelo consórcio das faculdades de South Yorkshire - o LeTTOL (Learning to Teach On-Line). O livro pressupõe que o leitor possui pouca experiEncia técnica e alguma prática a navegar na Internet e na troca de e-mails, mas pouco mais além disso. O seu objectivo não é servir de introdução técnica mas sim de guia de orientação para o tutor ou formador que procura adaptar o seu conhecimento a um ambiente online - quer na conversão de cursos existentes quer na criação de novos cursos. Ao longo do seu percurso o livro vai explorar a natureza, benefícios e dificuldades da aprendizagem online e ainda as competEncias técnicas da pesquisa de materiais, o planeamento, concepção e experimentação de cursos. O livro destaca ainda a forma como se proporciona um ambiente em que as pessoas são responsáveis pela sua própria aprendizagem, como se orientam formandos através do curso de modo a que estes o terminem com sucesso e o papel do tutor como facilitador de aprendizagem.