O COMPÊNDIO APTAMENTE reúne 5 Módulos Cognitivos de caráter manipulativo (material transformável para manuseamento prático) que apresentam diversos desafios com vista ao enriquecimento, à estimulação, à reabilitação e ao treino do potencial cognitivo da população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com Dificuldades de Aprendizagem (DA).
Este instrumento psicopedagógico apresenta propostas de resolução prática assentes em diversos desafios cognitivos [tarefas], para que sejam executados pelo sujeito com NEE ou DA.
O COMPÊNDIO APTAMENTE destina-se exclusivamente ao Educador (aqui entendido como professor, professor de Educação Especial, psicólogo, familiar, terapeuta ou um outro elemento), uma vez que pretende ser uma ferramenta de apoio à aprendizagem e à relação psicopedagógica entre o Educador (sujeito emissor) e o sujeito com NEE ou DA (sujeito recetor).
O sucesso, a eficácia e a eficiência deste instrumento depende da aplicação, estilo e frequência de todo um processo de mediação/mediatização, enquanto incremento à proficiência cognitiva dos sujeitos com NEE ou DA.
Este é o Volume I da coleção Compedium.
«A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente foram desenhados para crianças com diferenças e preferências, dificuldades e défices cognitivos, e visam, essencialmente, ser implementados em termos educacionais, para prevenir, compensar e combater disfunções, perturbações e transtornos de aprendizagem.»
Professor Doutor Vítor da Fonseca
«(…) a Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente (…) são obras fundamentais para a formação inicial e continuada de professores.
Professor Doutor Vítor da Fonseca
«Trata-se de programas de facilitação e de promoção de competências cognitivas que merecem todo o cuidado da parte de todos os profissionais de educação, e não só, que têm a seu cargo crianças ou jovens com tais problemas, pois a nossa escola encontra-se bastante carenciada de programas de enriquecimento de pré-aptidões e de competências cognitivas básicas de aprendizagem, bem como, de programas de prevenção de insucesso escolar.»
Professor Doutor Vítor da Fonseca
«Pensamos que muitos professores encontrarão inspiração para a diversidade a partir das inovadoras sugestões que estes instrumentos apresentam. Se tais situações e suportes de aprendizagem resultaram com crianças com défices cognitivos, pensamos que muitas crianças poderão beneficiar com os desafios, as tarefas e as propostas neles sugeridos.»
Professor Doutor Vítor da Fonseca
«A escola não pode continuar a resistir à mudança, tem de se adaptar à neurodiversidade, precisa de novos recursos de avaliação dinâmica e de novos modelos de intervenção preventiva, os instrumentos agora apresentados podem ser um deles, é essa uma das nossas recomendações.»
Professor Doutor Vítor da Fonseca