No mundo inteiro, uma onda de transformações vem afetando as empresas. Com a chegada da globalização, a demanda por serviços se tornou inferior - em muitos casos - à sua oferta. Por este motivo, as organizações se viram na necessidade de investir em novos setores. Para promover a qualidade, por exemplo, se faz indispensável a correta e bem utilizada comunicação, tanto com o público interno, quanto com o externo. Surgiram então setores de comunicação que primeiramente eram supridos pelo RH e, posteriormente, quando o Brasil recorreu ao FMI e as redações começaram a demitir os jornalistas, por estes. Em pesquisa realizada para estudar a percepção dos diversos departamentos das organizações sobre as informações que recebem e para tentar tipificar essa comunicação, identificou-se que o setor de Recursos Humanos é o que sempre se envolveu e praticou a comunicação interna em maior escala, com características próprias, a favor da empresa e dos empregados. Este livro, portanto, levanta dados e permite ao leitor refletir sobre a condição da comunicação no ambiente empresarial e todos os aspectos que a influenciam - tanto positiva como negativamente - e, principalmente, como torná-lo eficaz.