Esta obra é destinada a estudantes e profissionais do serviço social. Ela está dedicada à afirmação da comunicação como base da instrumentalidade técnico-operativa da prática profissional do/a assistente social no cotidiano da práxis.
A princípio a contextualização do tema da comunicação e por sua vez dos processos de desenvolvimento das tecnologias e novas tecnologias da informação e comunicação que balizam o cotidiano das relações sociais de modo geral serve de base à premissa da necessidade do/a assistente social em apropriar-se de modo contundente destes processos à sua prática.
No conjunto das dimensões formativas, esta obra destaca o alinhamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político da práxis do/a assistente social a partir de uma linguagem clara e dinâmica que pretende instrumentalizar o/a profissional na aplicabilidade dos conceitos tratados no exercício cotidiano.
Esta obra, no entanto, não deve ser vista como um manual para a comunicação na prática profissional do/a assistente social, mas como um farol indicativo à consolidação do projeto ético-político profissional no que diz respeito ao alinhamento proposto da instrumentalidade do serviço social para com o compromisso em estabelecer uma nova ordem societária. Através da clarificação conceitual e alinhamento dos saberes à prática cotidiana de enfrentamento aos desafios interpostos à prática profissional do/a assistente social.