A autora indaga, a partir de um estudo de caso realizado numa escola do 1º CEB, sobre a criação de condições que possibilitam a inclusão da comunidade no escola, tendo por referentes as perspectivas ecológica, construtivista e interdiscíplinar e, ainda, de tipo colaborativo. Idenfifica os condições de mudança curricular nas perspectivas da inclusão e da colaboração com vista à promoção da qualidade das aprendizagens dos alunos, tidos como elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. No processo investigativo, ufiliza se o modo de «estudo de caso» desenvolvido segundo metodologia de investigação acção. Assim, descrevem se e analisam se os processos de desenvolvimento curricular instituinte, desenvolvidos numa articulação e numa integração permanentes entre as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares fortalecidos através de uma teia de relações interpessoais que, no seu conjunto, se podem designar de processo de inclusão da comunidade numa Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. As sinergias que possibilitam a articulação e a conjugação de redes de interinfluências e de interacções constituem forças adjuvantes e energéticas que ajudam a compreender e a interpretar melhor os (e)feitos do estudo, numa dimensão praxeológíca e de reconhecimento dos valores que conferem dignidade pessoal e profissional. A obra poderá constituir um contributo para o repensar dos processos de mudança e de inovação ao nível dos práticas curriculares nas escolas, ao serem incluídos actores tidos como parceiros sociais no comunidade escolar, nomeadamente, as famílias dos alunos, outros professores, outras pessoas e os próprios alunos, com uma acção marcante no desenvolvimento do Projecto Curricular de Escola, do Projecto Curricular de Turma e da Aprendizagem Cooperativa.