Gramática reflexiva, obra conhecida por sua proposta metodológica inovadora, baseada nas contribuições da Linguística e da Análise do Discurso aplicadas ao ensino da língua portuguesa, chega à sua quarta edição, reformulada e atualizada. Partindo sempre do texto de diferentes gêneros e de situações cotidianas de comunicação ? cartuns, quadrinhos, notícias de jornal e de revistas, anúncios publicitários, poemas, pintura ?, Gramática reflexiva é um convite à reflexão sobre a língua em uso, falada e escrita. Voltado para o texto e o discurso, o estudo de gramática não se limita a prescrever as regras da norma-padrão; ao contrário, em seção específica, intitulada Contraponto, abre espaço para pontos de vista diferentes de renomados estudiosos da língua, permitindo ao aluno que reflita criticamente sobre os variados usos da língua e sobre a tradição gramatical. Nesta obra, o estudo da gramática ganha nova dimensão: não se limita ao nível da frase, não se reduz ao mero exercício de descrição e classificação, não se restringe aos aspectos normativos. Considera o âmbito do texto, contempla aspectos ligados à semântica, à estilística, à linguística textual e à teoria do discurso e substitui a ideia de erro pela noção de adequação. Novos conceitos são trabalhados, como coerência e coesão, variedades linguísticas, intencionalidade discursiva, papel dos interlocutores, intertextualidade, interdiscursividade, entre outros. Levando o aluno a descobrir os mecanismos de funcionamento da língua e a refletir sobre os efeitos de sentido produzidos pela aplicação dos elementos gramaticais aos textos, Gramática reflexiva constitui uma fonte de recursos indispensáveis para aprimorar a capacidade de análise, produção e recepção de textos.