Este livro uniformiza os procedimentos contábeis em relação às operações efetuadas pelas empresas pecuárias, considerando alguns princípios de contabilidade, de grande relevância para a Contabilidade da Pecuária, bem como para as disposições do Imposto sobre a Renda que lhe são pertinentes.
Propõe um modelo contábil atual, demonstrando a situação real das empresas para os usuários da Contabilidade, sem ferir princípios contábeis e fiscais, e apresenta um Plano de Contas com as particularidades das operações realizadas pelas empresas pecuárias.
O texto conjuga três variáveis: fazer com que os relatórios contábeis sejam úteis para as tomadas de decisão, desenvolver o processo contábil alicerçado na moderna teoria da Contabilidade e considerar as disposições fiscais relativas à pecuária. São propostos também dois modelos de apuração de custos, considerando a correção monetária dos custos históricos; bezerros a nascer; custo do bezerro nascido; depreciação do touro, matriz e pastagens; custo do gado no momento da venda; custo do gado morto ou desaparecido etc.
Os aspectos fiscais são ressaltados e comentados. Foram pesquisadas, por exemplo, as vantagens da constituição de uma atividade agropecuária na forma de pessoa física em relação à pessoa jurídica, e desenvolvidos exemplos de tributação em ambas as formas de apuração (pessoa física e jurídica). Modelos de coleta de dados são sugeridos, bem como mapas de planejamento do rebanho em relação à pastagem e de movimentação do rebanho nas diversas categorias.
Obra recomendada para a disciplina CONTABILIDADE AGROPECUÁRIA dos cursos de Ciências Contábeis. Manual de consulta para profissionais que exercem atividades pecuárias.