A Contabilidade sempre esteve presente no mundo dos concursos púbicos, entretanto, figurava apenas em certames que envolviam cargos específicos de contadores ou de carreiras fiscais.
Com o passar dos anos, a Contabilidade evoluiu e se tornou uma ferramenta essencial no processo decisório das entidades, bem como um importante instrumento de controle e de conformidade.
Nesse sentido, diversos outros concursos passaram a incluir Contabilidade em seus editais, seja nas carreiras administrativas, nos tribunais e principalmente nas carreiras policiais, foco desta obra.
Se analisarmos os editais de Agente e Escrivão da Polícia Federal e da Polícia Civil de diversos estados, por exemplo, uma das disciplinas que possui maior peso é a Contabilidade.
Será que faz sentido? Claro que faz.
A Contabilidade possui como objeto de estudo o patrimônio das entidades e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
E quais são os crimes que crescem com maior velocidade e possuem maior complexidade?
Os crimes contra o sistema financeiro, contra o patrimônio e aqueles que envolvem lavagem de dinheiro.
Nesse sentido, é fundamental que o candidato postulante a cargos nas carreiras policiais possua conhecimentos dos principais conceitos de Contabilidade e, principalmente, entenda de que forma as transações ocorridas em uma entidade impactam em seu patrimônio.
Dessa forma, a obra “CONTABILIDADE PARA AS CARREIRAS POLICIAIS” apresenta de forma simples e objetiva os principais tópicos que caem nos concursos da Polícia Federal e das Polícias Civis.
O livro foi produzido com base no edital dos últimos concursos de Agente e Escrivão da Polícia Federal e das Policias Civis de diversos estados, bem como em provas passadas.