Uma aventura ao redor do mundo narrada em belíssimas imagens por um dos maiores ilustradores infantojuvenis do país
O livro traz as aventuras de um cachorro e uma gata que viajam pelo mundo dentro de contêineres em navios de carga. As confusões começam no porto de Hong Kong, na China, quando o cão foge de seu dono para perseguir a gata e os dois acabam dentro de um contêiner cheio de computadores que se dirige a Londres. De lá são embarcados no navio Beatles, entre potes de geleia, rumo ao Rio de Janeiro (onde ganham a companhia de outro gato). Do Rio voltam para a China, onde o cachorro reencontra seu dono e o casal de gatos entra em outro contêiner, partindo para uma nova aventura.
Narrado apenas com imagens, Contêiner é um prazer para os olhos com o formidável trabalho do premiado ilustrador Fernando Vilela, que mesclou técnicas diversas - como carimbo, gravura e manipulação digital - para criar belas ilustrações, de cores densas e traços fortes. Editado em capa dura, o livro traz ainda um mapa ilustrado com os percursos, distâncias e durações das viagens dos navios e pequenos boxes com informações sobre os países, os portos e os nomes dos navios.
Autor de quinze livros para crianças e jovens, tendo ilustrado mais de sessenta para editoras nacionais e estrangeiras, Vilela já recebeu o Prêmio Jabuti cinco vezes e o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil em 2012. É ilustrador de O voo de Vadinho, publicado pela Zahar com texto de Álvaro Faleiros.