Todos os textos deste livro foram elaborados como aulas para os alunos da nossa Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no sentido de provocar o debate sobre a questão de como se elaborar uma epistemologia interdisciplinar na área de humanidades que engloba arte, educação e história, em sua determinação cultural.
Tendo em vista que as chamadas ciências humanas ainda continuam partindo da ideia metodológica monológica das chamadas ciências duras, se faz necessário que nós, pesquisadores e pensadores, envolvidos com o humano (não como objeto), tenhamos a coragem de formular novos caminhos de investigação. É uma tarefa que precisa ser levada de forma contundente, principalmente, para aqueles que pretendem se dedicar ao projeto de construção de uma epistemologia interdisciplinar. Digo isso, pois ainda estamos longe de um horizonte que dê abertura para se investigar os fenômenos humanos não mais dentro de uma ordem lógica-linear, tendo como regra um eixo-monológico de se conceber o conhecimento.
Deste modo, a construção de uma epistemologia interdisciplinar ainda está bem longe de se concretizar em seu aspecto tanto formal como prático. Mesmo aqueles envolvidos com a interdisciplinaridade ainda se encontram muito das vezes presos a sua formação disciplinar. Daí suas práticas como pesquisadores e pensadores estarem fincadas nos substratos limitantes da disciplinaridade. Eis o motivo do presente livro procurar abrir uma fenda no que se refere à problemática epistemológica da interdisciplinaridade.