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    Sinopse

    O livro Conteúdo que vende: jornalismo de marca no Brasil busca mapear as práticas de jornalismo de marca dos principais veículos noticiosos do Brasil, com destaque para a produção a partir dos Estúdios. A autora apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação, explora o emergente conceito de jornalismo de marca, analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhante a notícias e apresenta desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. Também aborda a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas e oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado.
    A obra traz uma abordagem qualitativa-descritiva, que inclui a análise dos 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O livro também engloba a realização de pesquisas exploratórias e a aplicação de questionários junto às empresas investigadas, além de seis entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor. Os resultados revelam que a maioria dos meios de comunicação analisados desenvolve conteúdo personalizado para marcas, frequentemente recorrendo a Labs, Estúdios e Hubs especializados como estratégia para atender às demandas de marcas e empresas de mídia. As práticas organizacionais identificadas — independente, híbrida e complementar —, embora distintas em suas naturezas, convergem em sua busca pela sustentabilidade financeira, promovendo uma colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais. Essa dinâmica delineia a complexidade da interseção entre o jornalismo e as práticas de marketing no contexto comunicacional contemporâneo.
    Por seu conteúdo atual e relevante, esta leitura torna-se significativa fonte de pesquisa e conhecimento sobre as recentes mudanças no contexto contemporâneo do jornalismo brasileiro, que está atrelado a práticas advindas do contexto digital e da interseção com áreas como a publicidade e o marketing.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525072487
    SubtítuloJORNALISMO DE MARCA NO BRASIL
    Pré vendaNão
    Biografia do autorCom mais de dez anos de experiência em gestão de comunicação e marketing, Michelle Matos Rubim é Jornalista, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso e da Mídia (CEPAD - UFBA), Michelle é pioneira no Brasil ao conduzir o mapeamento sobre jornalismo de marca em veículos de comunicação.
    Peso237g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas137
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1135596
    Código de barras9786525072487
    AcabamentoBROCHURA
    AutorRUBIM, MICHELLE MATOS
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

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