A Grécia foi o berço da civilização Ocidental. Por trás dos muitos legados dessa sociedade memorável, estão cientistas, filósofos e políticos - vários deles verdadeiros heróis. Mas o que seria exatamente um herói? Há, em primeiro lugar, o herói da mitologia, aquele que é fruto da união de um(a) deus(a) e um(a) humano(a). É o chamado semideus, que logo parte de casa para passar por sua formação iniciática (que envolve grandes aventuras, conquistas e vitórias), e só então retorna para defender os outros. No entanto, quando não se trata de mitologia mas de História, como acontece com os personagens deste livro, os heróis são outros: homens e mulheres exemplares, responsáveis por grandes descobertas, revoluções e conquistas.
São guerreiros corajosos como Leônidas ou Alexandre, filósofos perspicazes como Sócrates, cientistas revolucionários como Anaxágoras e Eratóstenes, políticos sábios como Péricles e Demóstenes, mulheres corajosas como Aspásia - todos grandes personagens de passagens reais da Antiguidade clássica.
Christian Grenier teve a difícil tarefa de escolher doze entre dezenas de grandes nomes, o que ele fez com muita propriedade. Soube relatar de modo atraente fatos verdadeiramente históricos com um vocabulário rigoroso. Complementadas por dois mapas e um glossário detalhado, que permitirão ao leitor exigente refinar seus conhecimentos e tecer laços entre lugares e personagens, as histórias traçam um retrato fiel de uma das faces da Grécia antiga.