No decorrer de toda a história, a Igreja tem dado diretrizes para ajudar os fiéis a resistirem à atração e aos enganos do sistema - diretrizes que, como placas de trânsito colocadas em lugar errado, às vezes ajudam e às vezes criam outros problemas. Frequentemente, reina a confusão quanto ao que é exatamente o sistema do mundo e como combatê-lo.
Essa confusão algumas vezes levou os cristãos a considerarem a matéria como vilã e a desvalorizarem a natureza. Em outras vezes, tentando combater o mundanismo, expressões culturais humanas - educação, economia, costumes étnicos, política, música, arte - foram consideradas sem valor e até mesmo pecaminosas.
As duas tendências se combinaram e dificultaram a relação dos cristãos com os não cristãos, muitas vezes criando uma mentalidade alienada que limita a influência e dificulta a luta contra o sistema.
Este livro visa identificar o que o sistema do mundo é e o que não é, para nos ajudar a viver na contramão de todo o mal que ele produz, sem nos afastarmos das pessoas que mais precisam de nossa mensagem.
A minha esperança é que você, leitor, seja ajudado naquilo que é realmente importante, para viver contra o sistema sem sair do mundo, para a glória de Deus e de seu reino.
Patrick Dugan é missionário no Brasil, juntamente com sua esposa Nedra, desde 1974. É bacharel em Missiologia pela Bethany Global University e possui mestrado em Teologia pelo Wheaton College. Ministra em seminários e igrejas ao redor do Brasil. Patrick e Nedra são os fundadores do grupo Vida Abundante, que tem atuado na proclamação do evangelho por meio da música.