De: R$ 0,00Por: R$ 45,00ou X de
Preço a vista: R$ 45,00
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
Cada um dos participantes do grupo, com diferentes histórias de diálogo com esse peculiar gênero discursivo inscrito em contextos narrativos, refletiu a partir de singulares pipocas pedagógicas e produziu ensaios instigantes a respeito das diferentes compreensões sobre
essas narrativas outras.
Nesta apresentação, a partir do diálogo com os livros “Pipocas Pedagógicas: narrativas outras da escola”, edições 2013, 2014, 2015 e 2017, estamos entendendo que esse gênero do discurso, inscrito no âmbito narrativo, é potente para professoras e profissionais da educação narrarem acontecimentos do cotidiano educacional, o que favorece a emergência tanto das singularidades de cada contexto enunciativo, como também das posições axiológicas dos diferentes personagens participantes da cena.
Isso se dá porque o acontecimento, no momento do vivido, é aberto, irrepetível e produz diferentes sentidos para cada participante que vai alterando a maneira como vê o evento conforme seus valores, seus conhecimentos e formas de expressá-los. Já na pipoca pedagógica e na narrativa pedagógica cada participante (do acontecimento) agora é personagem do/a autor/a em um plano estético (o texto), cujos valores e conhecimentos dos outros e os próprios são orientados de acordo com suas escolhas. Assim, o contexto enunciativo e a posição das personagens se devem ao autor, o que oferece – tanto a ele próprio quanto a outros leitores, quanto às pesquisas – uma potência inestimável, em primeiro lugar, para a tomada de consciência de si com os outros, e, depois, essa potência é ampliada quando ao autor traz o centro de valores do outro, da personagem e mais ainda a cada leitura.
Optamos por produzir ensaios, na perspectiva também narrativa, visto que a liberdade deste gênero discursivo no contexto universitário pode favorecer novas e livres interpretações e outros diálogos teórico-metodológicos ou mesmo com a literatura ficcional nacional e internacional.
Uma das nossas preocupações ao propor este livro foi de explicitar — o que vimos percebendo em nossas discussões e vivências de escritas de pipocas e narrativas—que embora toda pipoca pedagógica seja uma narrativa pedagógica, nem toda narrativa é uma pipoca. Também considerando essa percepção, as autoras e os autores, ao escreverem sobre esse gênero, buscaram construir compreensões sobre como caracterizam as pipocas pedagógicas, tanto ao que tange à materialidade que é, quanto aos movimentos formativos que possibilitam a
quem as escreve e aos seus leitores.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786526501719 |
---|---|
Pré venda | Não |
Organizador para link | PRADO GUILHERME DO VAL TOLEDO,SERODIO LIANA ARRAIS,SIMAS VANESSA FRANÇA |
Peso | 338g |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 23 x 16 x 1.19 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 238 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2023 |
Código Interno | 1048173 |
Código de barras | 9786526501719 |
Acabamento | BROCHURA |
Editora | PEDRO E JOAO EDITORES ** |
Sob encomenda | Não |
Organizador | PRADO, GUILHERME DO VAL TOLEDO | SERODIO, LIANA ARRAIS | SIMAS, VANESSA FRANÇA |