Cooperar é poder trabalhar com uma ou mais pessoas. No contexto educativo, a cooperação está implícita na Aprendizagem Cooperativa, entendida como um método de ensino ativo e motivador, em que os alunos, ao trabalharem em pares ou em pequenos grupos heterogéneos, têm a possibilidade de maximizar as suas aprendizagens cognitivas e não cognitivas, dando especial enfoque ao desenvolvimento das competências de relacionamento interpessoal, fundamentais nos dias de hoje no exercício de uma plena cidadania. Assim sendo, não é de estranhar que também haja um maior número de professores que, devido à falta de motivação e ao desinteresse de alguns alunos pela escola, ou à necessidade de renovar as suas práticas pedagógicas, procure na Aprendizagem Cooperativa uma alternativa às práticas tradicionais de ensino. É o caso dos professores envolvidos no projeto COOPERA, do qual resulta o presente manual. Organizado em duas partes, este livro apresenta na primeira a fundamentação teórica da Aprendizagem Cooperativa e na segunda a descrição dos 9 métodos e os materiais utilizados por esses educadores de infância e professores na sala de aula.Trata-se, sem dúvida, de um excelente instrumento de trabalho para professores do ensino pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário e de educação e formação de adultos (EFA), bem como para estudantes dos cursos do ensino superior que habilitem para a docência.