"A promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades tem sido o grande propósito da educação em Portugal. A implementação de projetos de Aprendizagem Cooperativa e de Autonomia e Flexibilidade Curricular nos vários ciclos dos ensinos básico e secundário, aliada a uma metodologia ativa de pedagogia diferenciada, inovadora, atrativa e inclusiva, contribui para a realização de aprendizagens significativas e para a aquisição de competências várias, sustentadas na partilha, colaboração e cooperação, indispensáveis para a formação pessoal e coletiva dos alunos. Neste livro, apresentam-se cinco projetos, desenvolvidos nos três níveis do ensino básico, em escolas do ensino público e privado, assim como uma contextualização teórica que sustenta o sucesso da implementação destes projetos, com recurso a vários métodos de Aprendizagem Cooperativa. Através dos exemplos práticos aqui apresentados, demonstram-se algumas iniciativas que já se constituem como evidências de uma mudança de paradigma no contexto educativo, associada a um movimento transformacional das práticas pedagógicas e organizacionais que têm ocorrido nas escolas portuguesas. Esta obra constitui-se assim como um excelente instrumento de trabalho para professores dos ensinos básico e secundário, e também para estudantes dos cursos de formação inicial de professores do ensino superior, que encontrarão aqui um recurso útil e inspirador para adaptação e aplicação em contexto escolar. Prefácio de Ariana Cosme - Docente e Investigadora da Universidade do Porto. Posfácio de Helena Fonseca - Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Conteúdos Abordados: ·Aprendizagem Cooperativa ·Autonomia e Flexibilidade Curricular ·Perfil dos alunos