O foco temático e teorético deste volume, cuja versão original, intitulada Embodying Pessoa: Corporeality, Gender, Sexuality, foi publicada em 2007 pela University of Toronto Press, radica no nosso desejo de alargar o actual repertório das interpretações quer do corpo literário labiríntico e multifacetado da obra de Pessoa, quer do seu conceito de produção literária heteronímica. Quer na perversidade polimorfa sonhada pelo Álvaro de Campos da «Odemarítima», quer na recusa da mão de Lídia por Ricardo Reis, quer na paixão angustiada da mórbida e corcunda Maria José, quer ainda na precocemente apagada beleza de Antínoo, representações singulares da fisicalidade corpórea abundam na obra literária de Fernando Pessoa. Não obstante, porém, a execução inerentemente materialista e explicitamente performativa do drama em gente, a crítica pessoana tem realçado habitualmente (salvo certas excepções notáveis) as qualidades intelectuais desencarnadas e abstractas da heteronímia pessoana, interpretando-a como uma escrita filosoficamente motivada por um teatro mental e a este mesmo teatro confinada. Os treze ensaios reunidos neste volume apoiam-se em abordagens críticas derivadas da psicanálise e da fenomenologia, do feminismo e da teoria queer, ao investigar a relação performativa entre a despersonalização e personalização corporal que emerge como um padrão recorrente um pouco por toda a obra de Pessoa. Colectivamente, estas leituras oferecem um novo olhar tanto sobre a teoria da heteronímia, os mais venerados versos do modernismo português, e o Livro do Desassossego, como sobre os numerosos textos inéditos, vindos à luz nos anos mais recentes e que evidenciam a relevância das questões de género e de sexualidade no macrotexto pessoano.