Em momento oportuno, quando o Brasil vive um dos períodos mais trágicos de sua história e as instituições e serviços públicos são atacados e injustamente aviltados, vem a público o livro Correios, logística e usos do território brasileiro, do geógrafo Igor Venceslau, mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Fundamentado em exaustiva e rigorosa pesquisa científica, envolvendo levantamento bibliográfico, consulta a bases de dados e trabalhos de campo, Igor Venceslau traz à tona duas características indissociáveis da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que nenhuma empresa privada seria capaz de reunir. A primeira decorre de um histórico de excelência na prestação de serviços postais e de integração, pioneira, diga-se de passagem, do território brasileiro que, décadas mais tarde, possibilitou sua reinvenção como uma proficiente empresa de logística, diante das transformações recentes das instâncias da distribuição e da comercialização, particularmente com a emergência do comércio eletrônico. A segunda característica, possibilitada por seu caráter público, é o papel imprescindível que esta empresa desempenha, tanto na garantia da mobilidade geográfica como direito inalienável de todos os brasileiros, inclusive os mais vulneráveis, quanto na extensão da acessibilidade a todos os lugares, inclusive os mais recônditos, independentemente de sua viabilidade econômica. Correios, logística e usos do território brasileiro reúne todos os principais argumentos que explicam o porquê devemos preservar os Correios como empresa pública federal, num país cujo território, além de ser o quinto mais extenso do mundo, é marcado por grande diversidade natural e social e profundas desigualdades regionais e econômicas. Somente uma empresa pública e eficiente como os Correios, que não se pauta somente pelo lucro, mas ainda assim é lucrativa, pode lidar com a complexidade do território brasileiro e servir de instrumento para políticas de inclusão social e geográfica.
Prof. Ricardo Castillo - Instituto de Geociências da Unicamp